Ilustração
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma ilustração é uma imagem pictórica, geralmente figurativa (representando algo material), embora algumas raras vezes também abstrata, utilizada para acompanhar, explicar, acrescentar informação, sintetizar ou até simplesmente decorar um texto. Embora o termo seja usado frequentemente para se referir a desenhos, pinturas ou colagens, uma fotografia também é uma ilustração. Além disso, a ilustração é um dos elementos mais importantes do design gráfico.
São comuns em jornais, revistas e livros, especialmente na literatura infanto-juvenil (assumindo, muitas vezes, um papel mais importante que o texto), sendo também utilizadas na publicidade e na propaganda. Mas existem também ilustrações independentes de texto, onde a própria ilustração é a informação principal. Um exemplo seria um livro sem texto, não incomum em quadrinhos ou livros infantis.
A ilustração editorial tem origens na Iluminura, utilizada largamente na Idade Média nos manuscritos, mas atualmente difere desta por se servir de meios mecânicos (e mais recentemente de meios fotomecânicos e digitais) para a sua reprodução. Portanto, a sua evolução e história está intimamente ligada à imprensa e à gravura.
A ilustração possui uma tradição antiga que remonta às primeiras formas pictóricas, continuando pela Revolução Industrial até a nossa era digital. Atualmente essa tradição tem sido especialmente importantes para as histórias em quadrinhos e a animação.
Em princípio, o que distingue a ilustração das histórias em quadrinhos é não descrever, necessariamente, uma narrativa sequencial, mas por sintetizar ou caracterizar conceitos, situações, ações ou, até mesmo, determinadas pessoas como é o caso da caricatura.

Leo Fanelli

Leo Fanelli
ILUSTRAÇÕES DE TEXTOS?!

Uma homenagem as turmas 81,82 e 801 ... formandas de 2009 ... nosso trabalho em Pop Art: Pig!!!!

segunda-feira, outubro 12, 2009

Combinações sobre formatação do livro


Lembrem: folha tamanho A5 ( meio A4), margem esquerda 3 cm ( devido ao espiral), sentido retrato, letra ??? estou tentando conversar com a Professora Márcia para ver se é possível usar fontes e tamanhos diferentes!!!! Ilustrações nas folhas ??!! podemos desenhar, colar, pintar depois de impresso??? ou então imprimir já contendo a ilustração???? Onde colocaremos a capa feita em aula de Artes??? podemos scanear???!!! sim é só combinar comigo!!!!!moldura em cada folha??!!! são ideias .... pensem pensem olhem reflitam pensem vejam percebam observem busquem na cabeça e no conhecimento que vocês têm!!!!!!!!!!!!!! Beijocas e bom trabalho!!!

quinta-feira, outubro 08, 2009

capa de livros: instrumentos publicitários?

obviuos
capas de livros: instrumentos publicitários?
Publicado em design por bjr em 14 jan 2008 06:24 PM
Normalmente quando vamos a uma livraria temos dois propósitos: ou procuramos algo muito em concreto - um autor ou um tema específico, ou então procuramos matar o tempo percorrendo as estantes de livros um pouco ao acaso, tentando perceber o que há de novo ou o que é recomendado pela casa como leitura. Em ambos os casos já não terá sido a primeira vez que a nossa atenção é captada por uma capa. Ainda sem saber o autor ou o género do livro, aquela imagem obriga-nos a aproximar da obra, pegar-lhe e quem sabe percorrê-la com um olhar mais demorado....
Afinal o que é a capa do livro? Um vil instrumento de publicidade? Desempenha um papel premeditado, em consonância com o autor? Pretende ser uma primeira imagem que serve como faísca introdutória para toda uma história? Julgamos um livro pela sua capa e o primeiro impacto que nos deixa?
Outrora, há muitos e muitos anos, quando li J. R. R. Tolkien pela primeira vez, lembro-me da importância de uma imagem. Era o que a minha imaginação tomava por base para todo o resto e via-me com frequência a olhar para a capa e atribuir-lhe significados e contextos em função do desenrolar da história. Para mim, não era um instrumento publicitário, mas sim algo que pertencia à obra. Actualmente, com a tentativa da massificação da venda de livros, creio que tudo se alterou um pouco, assistindo a remodelações de antigas capas por outras "mais modernas" que vão de encontro aos hábitos de consumo da actual geração.
Henry Sene Yee é um designer de capas de livros. Contratado por autores e editoras, dá um pouco da sua criatividade e cunho pessoal a obras que ainda não possuem um rosto para o público, quer tenha ele como objectivo a venda ou a introdução à própria história. O seu trabalhopode ser encontrado na totalidade no seu blog pessoal.

terça-feira, outubro 06, 2009

site de capas de livros

Queridos alunos: olhem este site, é somente de capas de livros!!!!!
http://www.interludio.net/category/portfolio/capas-de-livro/page/4/

sábado, outubro 03, 2009

Criando a capa do livro 8ª séries


Vamos procurar pensar como fazer a capa do livro de vocês!!! Pode ser no computador, uma montagem de coisas significativas, ou criação artística .... pensar penras pesanr senpar pensar criar pode ser feito original ,,, lembrem que o tamanho final será A5, podemos também fazer A4 e scanear depois .... pensar perceber criar beijos

cAPAS cRIADAS pELOS aLUNOS dAS tURMAS 81 e 82 pROJETO eU pOSSO sER uM eSCRITOR

Algumas capas e ilustrações para despertar as ideias ideias saidei ediasi

tECNOLOGIAS eXISTENTES eM nOSSA eSCOLA